Na última quinta-feira (13), o município deu o pontapé para inicial no projeto Vacina na Escola. O objetivo é mobilizar os pais ou responsáveis dos alunos das escolas municipais para atualizar o cartão de vacinação das crianças de 1 ano a menores de 5 anos. A missão principal da gestão municipal é disponibilizar a vacina dentro das creches e pré-escolas do município, para que os pais ou responsáveis possa ter fácil acesso e completar o esquema vacinal das mesmas, protegendo todas as crianças.
A iniciativa ocorre, simultaneamente, em escolas das zonas Urbana e zona Rural do município. Mais de 40 escolas já receberam o projeto. A meta é atingir mais de 5.000 crianças, para que o cartão de vacina seja avaliado pela equipe. “Seguiremos durante todo o mês de outubro, e contamos com a ajuda da equipe de professores e gestores para multiplicar a importância de vacinar para os pais. Nosso objetivo principal é avaliar os cartões e saber quais vacinas estão faltando, para então atualizar”, explica Clayre Anne Vasconcelos, coordenadora da epidemiologia de Timon.
A ação nas escolas é uma iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), onde a gestão oferece, além da vacinação dos alunos no horário escolar, o serviço de verificação e atualização do CadÚnico. As crianças ganham também a medalha de coragem, um incentivo para receber a vacina.