Famílias que não regularizarem seus dados cadastrais podem perder o direito a benefícios como o Auxílio Brasil. O prazo para atualização do Cadastro Único está previsto para encerrar em 11 de novembro, como definiu o Ministério da Cidadania. Em Timon, a população pode regularizar os registros se dirigindo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou por meio dos mutirões semanais do Projeto Cuidar.
O prazo encerraria na última sexta-feira (14), mas foi prorrogado por 30 dias, conforme publicado na Instrução Normativa (IN nº 4). Os beneficiários de programas do governo precisam regularizar o CadÚnico a cada dois anos para garantir a manutenção de benefícios como Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Tarifa Social de Água e Energia Elétrica.
Para a atualização do CadÚnico é necessário levar os documentos de todos os moradores da casa como:
Para evitar a suspensão ou corte dos programas, a população pode se dirigir ao CRAS mais próximo de sua casa. Além disso, a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) vem realizando diversos mutirões para facilitar o recadastramento.
O Projeto Cuidar percorre diversas regiões de Timon, levando os serviços do CRAS para locais específicos ou mais afastados às sextas-feiras. Dessa forma, controla a demanda do atendimento nas unidades do CRAS espalhadas pela cidade.
Vale lembrar que uma pessoa da família pode atualizar as informações de todos os membros.