A abertura oficial do mês de mobilização contra o câncer de mama acontece nesta sexta-feira (7), no Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher (Caism), às 8h. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) já iniciou a mobilização em prédios públicos da cidade com identificação com faixas em alusão à campanha.
“O outubro rosa é uma forte campanha contra o câncer que mais acomete as mulheres, após o câncer de pele. Precisamos praticar a saúde preventiva e incentivar entre as mulheres à procura por atendimento e realização dos exames de rotina. O município tem estrutura para atender este público e é incansável nesta mobilização”, explica Márcio Sá, secretário de saúde do município.
As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) prepararam uma vasta programação voltada para as mulheres da comunidade. Durante o mês palestras, rodas de conversa, agendamento de mamografias, café da manhã e alerta para a conscientização serão promovidos. Todos os exames (ultrassonografias e mamografias) serão realizados no Caism. A equipe está pronta para atender e ultrapassar o número de atendimentos da campanha do ano passado. “Nossa meta sempre é ultrapassar o quantitativo do ano passado, queremos cada vez mais realizar os exames para alcançar o maior número de mulheres para detectar um diagnóstico precoce e acelerar o tratamento”, afirma Maria José Torres, coordenadora do centro. No ano passado, mais de 1.600 mamografias foram realizadas após o mês de outubro.