29 de setembro de 2022

SDR investe em equipamentos e realiza mais de 300 visitas a campos produtivos de Timon

Um balanço das ações executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de Timon indica que, este ano, foram realizadas mais de 300 visitas técnicas a campos produtivos. Rodrigues Neto, secretário da pasta, destaca que o acompanhamento é realizado de forma frequente e possibilita aos agricultores a aderir às novas tecnologias para produzir de forma mais racional e eficiente . Outro avanço na área, em 2022, foi a aquisição de implementos agrícolas.

“Fazemos o acompanhamento da produção e orientamos nossos agricultores a estarem linkados em programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para venderem a produção para a merenda escolar. Ofertamos também, de forma constante, cursos e palestras para que os produtores possam produzir mais e ter o tão esperado retorno financeiro”, destaca o secretário da SDR.

Por meio de emenda parlamentar federal, a Prefeitura de Timon adquiriu a patrulha mecanizada, pá carregadeira e motoniveladora, equipamentos utilizados para melhorias na infraestrutura das estradas rurais. Já com os tratores agrícolas foram mecanizadas áreas produtivas, totalizando 500 hectares de área rural, até o momento.

No sentido de incentivar a produção agrícola, a SDR mantém também a distribuição de mudas frutíferas e sementes. Somente este ano foram entregues 1.900 mudas e 1,5 tonelada em parceria com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp).

“Além disso, a SDR vem atuando também na regularização fundiária. Este ano foram 200 terrenos regularizados”, cita o secretário Rodrigues Neto.