A vacinação é uma política pública prioritária na gestão municipal. As estratégias para imunização das crianças menores de 5 anos, com todos os imunizantes disponíveis para este público, foram apresentadas para os gestores municipais nesta quarta-feira (28). A mobilização que será realizada nas creches e pré-escolas municipais é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES).
“Essa força- tarefa com os gestores municipais é fruto de um trabalho intersetorial entre as secretarias. Estamos aqui para pedir que os gestores sejam nossos parceiros e protagonistas dessa missão de incentivar os pais ou responsáveis para atualizar o cartão de vacinação dos seus filhos e proteger nossas crianças”, afirma Márcio Sá, secretário municipal de saúde.
O Programa Nacional de Imunização- PNI preconiza que as vacinas são o melhor meio para interromper a cadeia de transmissão ou erradicação de diversas doenças.
“Sabemos que o maior contato com as famílias e com as crianças é feito pelos gestores e professores e isso é fundamental para incentivar os responsáveis a protegerem seus filhos. Somos parceiros nessa força -tarefa para que nossos alunos estejam protegidos”, afirma Samuel Rodrigues, secretário municipal de educação.
A coordenadora da vigilância epidemiológica, Clayre Anne Vasconcelos, explicou aos gestores o cronograma e estratégias para atualização da caderneta de vacina dos alunos, menores de 5 anos. A mobilização da força municipal de vacinação será em outubro, dentro das escolas para alunos desta faixa etária. Durante as atividades haverá a verificação do Cadúnico e Auxílio Brasil das famílias, pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES).