Estudos comprovam que sorrir libera substâncias como endorfina e serotonina capazes de relaxar e elevar o humor reduzindo até dores físicas. Além desse “remédio” natural, um sorriso com dentes saudáveis eleva a autoestima. O projeto da Prefeitura de Timon, Viva Sorriso, iniciou em 2019, na zona Rural do município e já realizou a reabilitação oral de 728 pacientes que já perderam parte dos dentes ao longo da vida, e que agora podem distribuir risadas por aí e se comunicar com autoconfiança.
O programa Viva Sorriso realiza a triagem dos pacientes e após o tratamento distribui próteses dentárias gratuitamente. Neste final de semana, o projeto chegou à marca de 1.120 próteses dentárias distribuídas em mais 10 localidades. Dentre elas foram alcançados povoados como: Campo Grande, Roncador, Monteiro, São Gonçalo, São Benedito, Castelo, Perdidos, Santa Maria do Garapa, Bonitinho e Cão-Açu. Ações intinerantes também foram realizadas com os agentes de limpeza do município, e com os idosos da Casa do Idoso e da Residência Inclusiva. “É gratificante de ver essa virada de chave na vida das pessoas”, afirma Márcio Sá, secretário de saúde do município.
E as ações de triagem e moldagem para seleção dos pacientes seguem nesta quinta (29). O programa alcança nesta nova etapa os benefíciarios do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Timon (IPMT), fruto da parceria do instituto com a Secretaria Municipal de Saúde (Sems) através do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).