Nesta quarta-feira (21) as ações alusivas à campanha de prevenção ao suicídio foram voltadas para os profissionais da rede de atenção psicossocial (RAPS) e equipe de atendimento de saúde do município. O tema das atividades foi “Cuidando do Cuidador”.
“O grande objetivo é voltar a atenção para uma momento de cuidado com quem trabalha diariamente recebendo pacientes e vivenciando situações relacionadas ao suicídio. Existe um contexto que só o profissional passa e a carga emocional é bastante pesada. É necessário que ele se cuide e esteja bem para atender os usuários e as famílias”, explica Laiana Sousa, coordenadora de saúde mental do município.
A coordenação de saúde mental promoveu no Ginásio Francisco Carlos Jansen, uma rodada de conversa com a psicóloga Elizandra Ferreira, coordenadora do Caps AD de Teresina. Aula de biodança realizada pela professora, Ismenia, da Escola de Biodança Meio Norte, apresentações culturais e atividade laboral, para os profissionais.
“Depois de 11 anos trabalhando, diariamente, com os pacientes e à frente do Caps Adulto precisamos de momentos como esse para recarregar e ressignificar todas as situações que enfrentamos na profissão. É um ato de amor consigo e consequente com todos a nossa volta”, afirma Adriana Bandeira, coordenadora do Caps Adulto.