• Portal da Transparência

2 de setembro de 2022

Agentes comunitários de saúde e de endemias participam de treinamento

Na manhã desta sexta-feira (2/9), os agentes comunitários de saúde e os agentes comunitários de endemias do município participaram de um importante evento, fruto da parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) com a Concessionária Águas de Timon. O evento Vozes do Saneamento tem como objetivo debater com os participantes os avanços do esgotamento sanitário em Timon e os benefícios para a qualidade de vida da população.

O secretário municipal de saúde, Márcio Sá, reforça o objetivo principal da parceria. “A universalização do abastecimento de água e tratamento de esgotos é geração de saúde. Os agentes são porta-vozes desses benefícios, porque estão diariamente em contato direto com a população. E hoje, aqui, é uma grande oportunidade de obter mais informações”, explica.

Durante a programação, foi ministrada uma palestra sobre “Saneamento e Saúde”, com o gerente de Operações da Águas de Timon, Guilherme Coeli. “Nos que trabalhamos todos os dias com a comunidade precisamos repassar à população a importância e os benefícios do saneamento e, dessa forma, temos mais conhecimento”, afirma Rogério Cunha, agente comunitário de endemias.

O saneamento previne doenças e promove a saúde através de água tratada e tratamento de esgoto em regiões saneadas. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, uma cidade saneada tem em média 17 internações anualmente por diarreia, para cada 100 mil habitantes. Já em uma cidade sem saneamento, a média é 111 internações.

“Estamos vivendo um momento importante na cidade. Timon vai ser a primeira cidade do Maranhão a ser saneada. Saneamento é mais saúde, educação e qualidade de vida. Problemas crônicos são evitados. Visitamos 17 mil casas nesta primeira fase do projeto e os agentes são a parte mais importante, porque falam diretamente com a população”, explica Jacy Prado, diretor-presidente da concessionária.

Os agentes também receberam um treinamento, com a equipe estadual do programa Previne Brasil, sobre essa nova modalidade de financiamento e puderam adquirir mais informações sobre os indicadores do município na área da saúde.

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura