• Portal da Transparência

14 de setembro de 2017

Avaliadores da Qualidade da Atenção Básica visitam unidades de Saúde de Timon

Avaliadores Atenção Básica Saúde

O município de Timon, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) e por meio da coordenação da Estratégia Saúde da Família, aderiu ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), em quase sua totalidade, nas 56 equipes lotadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), visando uma melhor assistência a população.

 

O programa objetiva incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

 

Para acompanhar o desenvolvimento do programa, uma equipe de avaliadores do PMAQ está no município, visitando as unidades para averiguar as condições de acesso e de qualidade do município e das equipes de Atenção Básica participante do PMAQ. Nesta última segunda (11), os profissionais foram recebidos pelo secretário municipal de Saúde, Marcio Sá.

 

“Estamos recebendo a equipe do PMAQ, que realiza esta avaliação externa nas UBS do município, desenvolvendo um conjunto de ações que buscam reconhecer e valorizar os esforços e resultados das equipes e dos gestores municipais de saúde na qualificação da Atenção Básica”, disse o gestor municipal de Saúde.

 

A coordenadora da Atenção Básica, Laiana Sousa, acrescentou que este processo de avaliação também possibilita reforçar práticas de cuidado, gestão e educação. “Esse trabalho fortalece as ações e estratégias da gestão do SUS, que qualificam as condições e relações de trabalho e buscam apoiar tanto o desenvolvimento do processo de trabalho das equipes quanto dos próprios trabalhadores. Após toda a avaliação externa, que resultará na certificação das equipes, as mesmas serão coordenadas de forma tripartite pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e pelo Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS)”, explicou a coordenadora.

 

A equipe de avaliadores visitará as 56 equipes da ESF, conforme cronograma planejado.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura