• Portal da Transparência

25 de julho de 2022

Dia do motorista: um relato do dia a dia de quem ajuda a salvar vidas no Samu de Timon

Osmar Vitor dos Santos Filho é motorista condutor de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Timon. São 25 anos na profissão, 9 deles como condutor socorrista do serviço ajudando a salvar vidas. Além de conduzir o veículo Filho auxilia no atendimento junto com a equipe no resgate das vítimas. “Amo meu trabalho! Todas as vezes antes de entrar no  plantão peço que Deus me ilumine e me dê sabedoria para prestar um bom serviço e ajudar aqueles que precisam, é o nosso lema diário aqui na unidade”, conta.

 Osmar Filho (primeiro da esquerda para a direita) com os companheiros da equipe ambulância 

O amor e a dedicação são o combustível para trabalhar todos os dias. “Quero continuar na profissão até quando eu puder. Quando vamos buscar um paciente cuido como se fosse alguém da minha família”, conta Filho.

Para ele, as ocorrências que atendem crianças são as mais dolorosas, mas é gratificante servir ao próximo. A profissão de motorista por si só já requer paciência e responsabilidade para enfrentar o trânsito na cidade. Como condutor socorrista além de tudo devem ter agilidade para chegar ao local da ocorrência e assertividade nas decisões, respeitando as leis de trânsito. Além do ato de ajudar a salvar a vida da vítima, o motorista é responsável, no momento da ocorrência, pela segurança da equipe médica de plantão dentro da unidade móvel. O amor pela profissão e pelo ser humano é o que move Filho todos os dias.

Para exercer a função no Samu, todos os motoristas passam pelo curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Urgência e Emergência, Traumas e Técnicas de Imobilização. O quadro atual do serviço conta com 25 motoristas.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura