21 de julho de 2022

SEMED renova parceria com SEBRAE e amplia cobertura do projeto Jovens Empreendedores

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) renovou a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para a ampliação do projeto Jovens Empreendedores – Primeiros Passos (JEPP) nas escolas municipais de Timon.

O JEPP é uma iniciativa voltada para alunos do ensino fundamental da Rede Pública de Ensino, que incentiva a busca de novas perspectivas e espírito de coletividade, tendo a educação como transformadora no desenvolvimento das habilidades e comportamentos empreendedores.

Em Timon, o JEPP foi implantado como programa piloto no Projeto Mãos Dadas, que fica no bairro Parque Alvorada e tem mais de 800 alunos matriculados. Após a renovação da parceria com o SEBRAE, mais oito escolas serão contempladas.

“Nós atuamos com empreendedorismo desde 2014, e o que a gente percebe é a modificação da vida da criança na perspectiva, no desejo de ter uma renda melhor, de poder crescer e ajudar a família, de sair do assistencialismo. E um dos focos do projeto é esse”, comemora Francisco de Jesus Veloso Chagas, gestor educativo do Projeto Mãos Dadas.

As primeiras ações do JEPP foram iniciadas hoje (21), por meio da primeira reunião com as escolas participantes. O intuito do encontro foi identificar o nível de empreendedorismo praticado no dia a dia desses alunos e alinhar estratégias para a realização das primeiras atividades.

Além do JEPP, a previsão é que Timon receba outros projetos do SEBRAE voltados para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Superior, também com o apoio da Prefeitura de Timon.

“Essas ações estão vinculadas ao projeto Cidade Empreendedora, e entre elas terá um projeto piloto com o EJA, tendo em vista que o empreendedorismo dá perspectiva de vida, resiliência e habilidade de buscar metas e resultados. Também com o apoio da Prefeitura de Timon, nós vamos realizar em setembro desse ano, junto ao Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), um evento de competição em que os alunos vão trabalhar modelagem de novos negócios, que fujam do convencional”, explica Fábio Bernardes, Coordenador do SEBRAE em Timon.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura