21 de julho de 2022

SEMDES promove atividades de fortalecimento de vínculos entre os idosos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) tem incentivado uma programação de ações que contemplam o público da terceira idade. No Centro do Idoso, ambiente ligado ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Cidade Nova, um conjunto de atividades tem sido realizado diariamente dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A programação ocorre de segunda a sexta-feira no turno da manhã. As atividades são variadas e incluem aulas de dança, atividade física voltada para fortalecimento muscular, caminhada, corrida, atividades motoras, jogos, recreação, oficinas, rodas de conversas, palestras, apresentações artísticas e culturais. O planejamento segue os calendários municipal, estadual e nacional.

“Inicialmente são feitas avaliações físicas individuais para que se conheça com precisão a realidade individual dos usuários. Posteriormente é feito um acompanhamento através de escutas, verificamos as cadernetas de vacinação e oferecemos orientações nutricionais e atendimento psicológico para que tenham uma melhor qualidade de vida. Trabalhamos sempre com a rede municipal e firmamos parcerias também com empresas estatais, ONGs e associações. Aproximadamente 80 pessoas estão cadastradas no Centro do Idoso e cerca de 40 são atendidas todos os dias”, explica o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Vinícius Cabral.

O acompanhamento completo acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde que dispõe aos idosos uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de várias especialidades, inclusive médica geriatra.