• Portal da Transparência

19 de julho de 2022

Povoado Sucurujú recebe agentes do Projeto Cuidar nesta sexta-feira (22)

A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) estará nesta sexta-feira (22), no Povoado Sucurujú, zona Rural de Timon. A comunidade do Sucurujú e adjacências é mais uma que será contemplada com os atendimentos específicos da equipe do CRAS, facilitando o acesso de mais moradores aos benefícios sociais, como Auxílio Brasil. O atendimento será feito na Associação do Povoado Sucurujú, das 8h às 13h30.

Após visitar e atender os moradores do Povoado Paiol, o Projeto Cuidar retorna à zona Rural de Timon nesta sexta-feira. Moradores do Povoado Sucurujú também poderão ter acesso a serviços como realização de Cadastro Único, ou mesmo a atualização do cartão para quem já possui.

O CadÚnico é necessário para que a família tenha acesso a benefícios como Auxílio Brasil e Vale-Gás. Além disso, os moradores do Povoado vão poder ser atendidos com:

  • Informações sobre o BPC (Benefício de Prestação Continuada) – sobre a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade;
  • Solicitação da carteira do idoso;
  • Atendimento psicossocial e benefícios eventuais;
  • Serviços de acompanhamento familiar a gestantes e ações do programa Criança Feliz.

Vale lembrar que o BPC não é aposentadoria. No caso da pessoa com deficiência (de qualquer natureza), é um benefício previsto por lei para auxiliar indivíduos que são impedidos de viver em igualdade de condições em relação a outras pessoas da sociedade. Para solicitar o BPC, é obrigatório realizar o Cadastro Único, assim como qualquer outro benefício.

Outra dúvida é sobre a Carteira do Idoso. A Carteira do Idoso é destinada a pessoas com 60 anos ou mais inscritas no Cadastro Único, com renda de até dois salários mínimos. Com o Passe Livre, a pessoa idosa tem direito a viajar de forma gratuita ou com, no mínimo, 50% de desconto no valor das passagens interestaduais rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura