“Eu vim fazer meu passe livre, porque eu quero é viajar!”. A declaração é da Dona Francisca Santos, moradora do Povoado Itaguará, Zona Rural de Timon. Ela deu início ao processo de inscrição no Passe Livre, um dos serviços encontrados pela população no Projeto Cuidar, que beneficiou a localidade na manhã desta sexta-feira, 8 de Julho.
“Com o Projeto Cuidar, a Prefeitura de Timon cumpre a meta de descentralizar os atendimentos ofertados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), facilitando o acesso da população”, explica o secretário da Semdes, Marcus Vinícius Cabral.
Esta edição do Projeto Cuidar foi coordenada pela equipe do CRAS Joaquim Pedreira em parceria com a Associação dos Pequenos Produtores Rurais, Familiares do Itaguará e Adjacências. “Estamos aqui hoje com toda uma equipe preparada para dar o nosso melhor e atender os anseios da população”, enfatizou Lane Alves, coordenadora do CRAS Joaquim Pedreira.
Para a Sra. Deusiangela Silva, além dos serviços, o Projeto Cuidar traz informação. “Eu vim só pra atualizar meu endereço no NIS e incluir no cadastro minha filha que nasceu agora, mas acabei sabendo de outros serviços também, então é muito importante essa ação, porque tem muita gente que não tem acesso à informação”, conta a moradora.
Entre os serviços prestados no Projeto Cuidar, estão a inscrição e atualização no Cadastro Único (que possibilita inscrição na tarifa social de água e luz, Auxílio Brasil, Vale-Gás), receber informações sobre o BPC (Benefício de Prestação Continuada), solicitar carteira do idoso, receber atendimento psicossocial, passe livre e benefícios eventuais.
“Pra nós, ter todos esses serviços aqui pertinho, é muito importante, facilitou demais a vida da gente, porque nem todo mudo tem transporte. A gente só tem a agradecer”, conta Nazaré Castro, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais, Familiares do Itaguará e Adjacências.