3 de junho de 2022

Semana do Meio Ambiente: Colégio Militar 2 de julho recebe palestra sobre educação ambiental

“A gente tem muito essa ideia de que o mundo não vai acabar na nossa vez, mas a gente tem que criar uma sociedade mais sustentável para o próximo”.

Camila Leal Maroto, de 14 anos, é uma das alunas do Colégio Militar 2 de julho, localizado no bairro Cidade Nova III, em Timon. Apesar da pouca idade, Camila já entende a importância da educação ambiental. Na manhã desta sexta-feira (3), representantes de empresas com projetos sobre reciclagem e sustentabilidade deram palestras aos estudantes em alusão à Semana do Meio Ambiente.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) iniciou suas atividades na Semana do Meio Ambiente com o tema “Reciclagem e Sustentabilidade”, tendo como um dos objetivos engajar os alunos através da informação.

Nesta sexta-feira (3), o Colégio Militar 2 de julho recebeu palestrantes de programas especiais que trabalham de forma direta na cidade de Timon, como o E+ Reciclagem –  projeto de sustentabilidade da distribuidora Equatorial Energia, e a equipe da Marplast (ecologia plástica), fábrica de sacolas recicladas de Timon. O vice-prefeito da cidade, João Rodolfo, prestigiou o momento junto aos alunos da escola.

“Eu acho muito interessante, materiais que são jogados no lixo podem voltar ao mercado transformados por instituições. Essas palestras são importantes para deixar o cidadão mais consciente com o meio ambiente, ensinando como se descarta os resíduos com cuidado com o ser humano e com o meio ambiente”, afirma  a estudante Camila Maroto, destacando o que aprendeu durante as palestras.

A analista Comercial da empresa Equatorial, Silvia Vasconcelos, resumiu a natureza do projeto E+ Reciclagem e a contribuição para o município.

“O projeto E+ Reciclagem coleta resíduos residenciais, fazemos o processamento para retornar a natureza de forma correta. Estamos situados na praça São José, então você pode levar os resíduos até lá. Através da pesagem vai gerar uma bonificação na conta de luz da sua residência, ou a alguma instituição que você queira fazer doação”, explica a analista Comercial.

Os alunos do Colégio Militar também tiveram acesso ao processo de reciclagem plástica feito na empresa Marplast, que atua há quase 20 anos na cidade de Timon. A equipe da distribuidora de sacolas recicláveis demonstrou a variedade do material explicando o processamento e o retorno ao mercado.

As atividades da Semana do Meio Ambiente encerram com a distribuição de mudas de plantas no Parque Ambiental do Sucupira, na tarde desta sexta-feira (3), às 17h00.