4 de junho de 2022

Campanha de Vacinação contra gripe e sarampo é prorrogada até 24 de junho

Nesta quinta-feira (2) o Ministério da Saúde liberou uma nota técnica prorrogando a Campanha de Vacinação contra Gripe e o Sarampo até o dia 24 de junho. Segundo o comunicado a ampliação deve-se a baixa cobertura vacinal em todo o país. “Destaca-se a importância de atingir um percentual de 95% em todo o Brasil e em Timon a Prefeitura tem incentivado através de campanhas nas redes sociais a atualização do esquema vacinal. Nós também descentralizamos as vacinas para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para facilitar o acesso da população”, explica Marcus Vinicius Cabral, secretário de saúde do município.

As campanhas seguem destinadas à imunização dos grupos prioritários já estabelecidos. Na vacinação contra gripe estão incluídos os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas(mulheres que tiveram bebê recentemente), povos indígenas, professores, pessoas com deficiência permanente, comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, membros da força de segurança, salvamento e forças armadas e funcionários do sistema prisional.

A imunização contra o sarampo permanece para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos e para os trabalhadores da saúde.
Todos os grupos prioritários devem receber as doses dos imunizantes em todas as UBSs, de segunda a sexta, nos horários de 8h as 11h e das 14h às 17h; na Policlínica Municipal e no Centro de Testagem e Aconselhamento, nos horários de 8h as 12h. As pessoas incluídas nestes grupos devem apresentar o RG, CPF ou Cartão do SUS, Contracheque atualizado (para todos os trabalhadores) e laudo médico atualizado (pessoas com deficiência e comorbidades).