3 de junho de 2022

Prefeitura de Timon doa terreno para construção da nova sede da APAC

A Prefeitura de Timon aposta na política de reintegração social e hoje, 2 de junho, presenciou um importante ato para a continuidade dessa política no município: a assinatura da ordem de serviço para a construção da sede própria da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, entidade dedicada à recuperação e reintegração social de condenados. Para esse fim, a Prefeitura doou um terreno de 16 mil metros quadrados.

“Essa é uma contrapartida muito importante do município que a prefeita Dinair entende como necessária dentro do plano de ressocialização, que consequentemente, contribui para diminuir a criminalidade em Timon”, enfatizou o secretário municipal de Segurança, Júnior Bacelar, que na ocasião esteve representando a prefeita de Timon, Dinair Veloso.

A assinatura da ordem de serviço aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de diversos representantes dos poderes legislativo, executivo e judiciário, que se unem por uma sociedade mais pacífica e segura. Dentre os presentes, estava o Secretário de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP-MA), Murilo Andrade de Oliveira, o deputado estadual Rafael Brito e o Juiz Titular da Vara de Execuções Penal, José Elismar Marques, além dos vereadores.

Para a construção e o aparelhamento do local, o Governo do Estado do Maranhão destinou o valor de mais de 7 milhões de reais. A nova sede vai permitir a ampliação do atendimento e colaborar ainda mais com o fim da superlotação de centros de detenção, pois atende não apenas pessoas presas em regime aberto e semiaberto, mas também em regime fechado.

“Hoje o prédio da APAC tem capacidade para abrigar 90 recuperandos. Com nova sede, que será construída no Bairro Boa Esperança, esse número vai para 162 recuperandos”, conta a presidente da APAC, Socorro Machado.

Além de ceder o terreno para a construção da sede, ficou a cargo do poder público municipal a elaboração do projeto da construção, de autoria da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

OUTROS INVESTIMENTOS

Não é de hoje que a Prefeitura se envolve diretamente na contribuição com a política de reintegração social. São constantes as ações voltadas tanto para os recuperandos atendidos pela APAC como também para detentos dos centros prisionais. As ações vão desde a implantação de bibliotecas, oferta de curso pré-vestibular, cursos de qualificação e capacitação, atendimentos em saúde, dentre outras.

Com isso, a Prefeitura não apenas exerce a missão de defender os direitos humanos, mas também colabora para dar aos recuperandos e detentos a oportunidade de, ao cumprirem a pena, serem reinseridos no mercado de trabalho e de recomeçarem com autonomia e dignidade, servindo a sociedade de maneira positiva.