2 de junho de 2022

Prontuário Eletrônico entra em funcionamento em Unidades Básicas de Saúde de Timon

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão começou a ser instalado em Timon no início do mês de abril. A montagem dos computadores e equipamentos vem sendo realizada pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria Municipal de Saúde (Sems). O prontuário eletrônico está habilitado para 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), administrados por 17 equipes que trabalham diariamente nestas unidades.

“Foi feito um treinamento para esse processo de informatização da rede de atendimento de saúde. O profissional é parte fundamental para que o sistema funcione e o processo de trabalho seja acelerado. Tudo isso traz benefícios para os profissionais e para a população”, explica Vinícius Cabral, Secretário de Saúde do Município.

A paciente Aline Oliveira se surpreendeu coma nova forma de atendimento na Unidade Básica de Saúde do bairro Cidade Nova 03. “Fiquei admirada com o atendimento informatizado. Foi tudo melhor e mais rápido”, comentou.

O mesmo sentimento foi expresso pelos profissionais de saúde. “Para nós esse processo representa um avanço na dinâmica e na segurança. Nós temos um rápido acesso a todas as informações dos pacientes e podemos oferecer um atendimento de maior qualidade”, pontuou o Cirurgião-Dentista, Paulo Henrique.

O Agente de Saúde Jefersson Lopes destaca a integração oferecida pelo PEC no fluxo de dados. “Recebi esse tablet que vai facilitar muito o nosso trabalho. Agradecemos a todos que contribuíram para esse avanço. As informações chegam em tempo real no Ministério da Saúde”, disse.