A equipe de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantojuvenil de Timon realizou uma atividade extramuros em alusão à semana da Luta Antimanicomial nesta terça-feira (24). Os adolescentes participaram de uma rodada de dinâmicas e uma tarde diferente no bioparque Zoobotânico de Teresina.
“Atividades como essas aumentam as experiências sensoriais dos usuários e de maneira lúdica mudam a rotina e trazem um momento de lazer a todos. Essa troca entre o profissional e os adolescentes em outro ambiente cria novos laços e proporciona benefícios a todos”, explica Maria de Jesus, coordenadora do Caps Infantojuvenil.
Durante este mês da luta antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio, a coordenadoria de saúde mental de Timon tem promovido diversas atividades nos centros e extramuros. Na semana passada, a equipe esteve no Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região dos Cocais realizando uma roda de conversa com a psicóloga e assistente social. Além de atividades promovidas com as crianças, pais ou responsáveis na Praça São José.
“A promoção dessas ações levantam questionamentos e a valorização das novas práticas em saúde mental. Temos hoje uma rede de atenção psicossocial pronta para atender os pacientes em Timon”, afirma Laiana Sousa, coordenadora de saúde mental do município.