A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) recebeu na tarde desta sexta-feira (06) os carros fumacês para reforço das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Zika e Chinkungunya. A solicitação dos quatro veículos reforçam as ações que já vem sendo desenvolvidas no município. “Os carros fumacês são uma medida complementar importante que já havíamos solicitado à Vigilância em Saúde Estadual para que possamos combater o transmissor dessa doenças. A equipe de agentes de endemias já realizam, diariamente, visitas domiciliares e bloqueios com inseticidas”, explica Marcus Vinicius Cabral, secretário de saúde.
Os veículos com inseticida percorrem por dia mais de 80 quarteirões. Durante 15 dias, os “fumacês” tem um roteiro previsto para nebulizar as áreas com maiores índices de focos do mosquito. O coordenador dos agentes de endemias, Dolamito Marques explica que o levantamento já foi realizado e o cronograma já está estabelecido segundo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti-LIRA.
“É importante reforçar à população que ao escutar o carro passando no seu bairro deve abrir portas e janelas para maior eficácia do inseticida no combate ao mosquito, eliminando o transmissor”, Dolamito acrescenta que o inseticida só elimina o mosquito na fase adulta e que a precaução mais importante é a limpeza dos quintais, para evitar depósitos de água parada.