Em uma referência ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos – 5 de Maio, o Centro de Referência para População em Situação de Rua – Centro POP promoveu uma palestra para os usuários da unidade. A atividade foi articulada pela equipe técnica do Centro, composta pela assistente social Maraisa Galisa e pela psicóloga Liana Teodoro. Para trazer a reflexão sobre o tema, foi convidada a farmacêutica do Centro Psicossocial – Caps Adulto, Darlene Cardoso.
Segundo o coordenador do Centro Pop, José Welington, o objetivo principal da atividade foi levar informações e alertar sobre os riscos da automedicação. “Foi por saber da importância de ressaltar o perigo que a prática da automedicação representa para quem cultiva tal hábito que promovemos esse momento de reflexão, com o intuito também de trazer informações sobre a maneira correta de utilizar medicamentos”, comenta o coordenador.
Dentre as orientações repassadas durante a palestra, falou-se da indispensável recomendação médica e sobre a utilização dos medicamentos nas doses corretas indicadas pelo profissional de saúde.
“As doses são adequadas à necessidade de cada individuo e utilizar doses menores ou maiores pode trazer prejuízos para a sua saúde. Além disso, deve-se fazer uso somente durante o tempo recomendado, ter cuidado no armazenamento e descartar de maneira correta os medicamentos que não for mais utilizar. Seguindo essas recomendações, o usuário cuida da saúde própria e das pessoas ao redor”, enfatiza a farmacêutica Darlene Cardoso.