• Portal da Transparência

4 de maio de 2022

Timon disponibiliza 7 pontos de agendamento e coletas para diagnóstico de Dengue, Zika e Chikungunya

 

Em Timon, estão sendo disponibilizados 7 pontos de agendamento e coletas para o diagnóstico das Arboviroses – Dengue, Zika e Chikungunya – doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. A população deve procurar primeiro a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, caso sinta algum sintoma dessas doenças. Após a realização da consulta médica o paciente será encaminhado para qualquer uma das unidades de coleta para pesquisa sorológica.

O Laboratório Municipal, localizado na Rua Miguel Simão, 550, no Bairro Centro e a Policlínica do município, na Av. Francisco Vitorino de Assunção, 839, no Bairro Parque Piauí realizam os exames de segunda a sexta das 8h às 11h30. Às quintas-feiras, a Unidade Básica do Bairro Conjunto Boa Vista (Rua 06) realiza as coletas das 7h às 8h. Às sextas-feiras, o paciente pode se dirigir até as seguintes unidades: UBS Mutirão (Rua 04), UBS Novo Tempo (Rua 03), UBS Parque Alvorada (Rua 12) e UBS da Vila Angélica (Rua São José).

Para realização dos exames é necessário apresentar: RG, CPF, Cartão do SUS e Solicitação médica da Unidade Básica Municipal onde o paciente foi atendido. As amostras de sangue são enviadas para o Laboratório Central (Lacen), em São Luís. O resultado sai entre 5 a 7 dias.

*Sintomas das Arboviroses*

O médico infectologista, Luciano Mourão, aponta os sintomas de cada doença, que nsa maioria são semelhantes. “Febre, dor de cabeça, fraqueza, fadiga, alteração de apetite e dores no corpo são sintomas dessas doenças. Mas existem alguns que podem diferenciar as mesmas, como: dor dentro dos olhos que caracteriza bem a dengue, também deve-se ter muito cuidado do 5º ao 7º dia, onde a doença pode vir a se tornar mais grave; já a chikungunya tem uma importante característica de dores muito fortes nas articulações que pode ser persistente durante semanas ou até meses, e por final a Zika que mesmo muito semelhante as outras, causa mais manchas na pele e coceira”, explica. Ele ainda alerta que todas exigem repouso e muita hidratação, além do essencial, procurar atendimento médico para diagnóstico correto e precoce para evitar a piora no quadro clínico.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura