• Portal da Transparência

26 de abril de 2022

Timon tem programa voltado para combate e controle da hipertensão

Nesta terça-feira (26), é lembrado como Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Em Timon, a Secretaria Municipal de Saúde mantém o Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) do SUS, que atua em toda rede municipal da Atenção Básica. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam, diariamente, o atendimento com aferição da pressão e o monitoramento dos pacientes já diagnosticados, além da entrega gratuita de medicamentos.

O Sr. João Pereira, 56 anos, morador do Bairro Parque União tem hipertensão e pelo menos duas vezes por semana é atendido pela equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do seu bairro. “Eu venho sempre aqui receber meus medicamentos e para monitorar a pressão, qualquer novo sintoma eu já sou atendido”, afirma.

Todos os pacientes que detectam a doença são cadastrados no Programa e são acompanhados pela equipe multidisciplinar atendendo as necessidades de cada um. Dr. Francisco Paes Landim, médico na UBS do Bairro Joia alerta para os fatores de risco controláveis como o sedentarismo, excesso de peso e consumo do sódio (presente principalmente no sal), tabagismo e consumo de álcool. “O tratamento é contínuo e além dos medicamentos o paciente deve adotar uma mudança no estilo de vida adotando hábitos mais saudáveis, essas mesmas recomendações servem para evitar ter a doença”, enfatiza.

A hipertensão arterial ou “pressão alta” afeta mais de 38 milhões de brasileiros. As estatísticas mostram que um em cada quatro adultos desenvolvem a doença. Os profissionais da equipe  multidisciplinar AB e a das UBSs Parque Alvorada, Mateuzinho, Bela Vista e Urbano Martins promoveram hoje palestras educativas e aferiram a pressão dos usuários.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura