Nesta terça-feira, 05/04, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da equipe do CRAS Parque União, realizou em parceria com o CAPS infantil da Secretaria Municipal de Saúde a “Ação Mundo Azul”, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2 de abril.
Na ocasião, a psicopedagoga Maria de Jesus realizou uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordando a importância do diagnóstico precoce para o desenvolvimento da pessoa com autismo.
“Essa ação teve objetivo levar informação aos assistidos pelo CRAS, tendo em vista sensibilizá-los sobre o TEA e promover a inclusão dos autistas e ainda reduzir a discriminação e preconceito contra os mesmos. Ressalta-se, que o tema da campanha nacional deste ano é “Lugar de Autista é em todo lugar!”, disse Ana Capuama, coordenadora do CRAS Parque União.
Autismo
Desde 2008 a Organização Mundial da Saúde estabeleceu 2 de abril, como marco para o dia mundial da conscientização sobre o autismo, como forma de disseminar conhecimentos acerca do tema, tão presente na sociedade, mas com forte escassez de informações e incidência de preconceitos das mais diversas ordens.
O autismo é um transtorno no desenvolvimento neurológico da criança que gera alterações na comunicação, dificuldade (ou ausência) de interação social e mudanças no comportamento, sendo geralmente identificado entre os 12 e 24 meses de idade.