5 de abril de 2022

Famílias participam de capacitação para acolher crianças e adolescentes com vínculos familiares rompidos

Em breve duas famílias vão se tornar acolhedoras em Timon, elas passaram por uma seleção e capacitação realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social-SEMDES, por meio do serviço de Acolhimento Familiar em “Família Acolhedora” do município. Durante a capacitação as famílias receberam todas as informações necessárias para acolherem crianças e adolescentes que tiveram seus vínculos familiares rompidos e que atualmente estão institucionalizados em abrigos, como o Lar da Criança Elda Maria Moureira, mantido pela SEMDES.

O secretário da SEMDES Márcio Sá falou sobre a importância do programa Família Acolhedora para crianças e adolescentes que precisam desse apoio e vinculo familiar.
“Essas duas famílias são só o começo de uma multiplicação de famílias que serão aptas ao acolhimentos e nós da SEMDES temos uma grande responsabilidade em desenvolver e manter esse serviço tão importante”,disse o secretário.

As famílias receberam um manual elaborado para a Capacitação contendo 4 Módulos que foram tema das palestras ministradas para famílias. Na capacitação conheceram um pouco sobre os Sistema Único de Assistência Social (SUAS), políticas nacionais de assistência e os serviços socioassistenciais. Como também competências do serviço de acolhimento do Programa Família Acolhedora, questões psicológicas que envolvem o acolhimento familiar e orientações sobre o acolhimento de adolescentes, além de ética e sigilo da família acolhedora com relação ao acolhido.

Segundo a coordenadora do Serviço de Acolhimento, Márcia Andréa Silva, essa capacitação foi um marco, pois o programa Família Acolhedora consegue tornar aptas famílias que se encaixaram no perfil do serviço. “Finalizamos a primeira capacitação e agora quando surgir a necessidade já temos como fazer o encaminhamento, vamos continuar selecionando outras famílias, nós já temos mais pessoas que desejam ser acolhedoras de crianças e adolescentes e vamos continuar esse trabalho tão importante”.

Família Acolhedora

Em Timon, o programa foi instituído em 2016 e desde então, o município vem realizando estratégias para desenvolver o Família Acolhedora. O programa é mais um serviço da SEMDES, em que famílias interessadas em acolher crianças e adolescentes, por um tempo determinado, podem se cadastrar e receber todo o acompanhamento e suporte necessário. Para isso, basta ir à SEMDES, que fica na rua Miguel Simão, 825, Centro, de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30.

Para se tornar uma família acolhedora é necessário: ter acima de 25 anos, residir em Timon, não ter antecedentes criminais, não apresentar problemas psiquiátricos ou dependência de substâncias psicoativas, não ter interesse em adotar a criança ou adolescente e ter disponibilidade de tempo.