4 de abril de 2022

Prefeitura de Timon inicia informatização da Rede de Atendimento de Saúde

O ponta pé inicial para informatização da Rede de Atendimento de Saúde de Timon foi dado e neste mês de abril a Secretaria Municipal de Saúde dá seguimento à montagem dos equipamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica. Ao todo, 248 notebooks, 56 computadores e 45 impressoras serão instalados e interligados em rede para a implantação do software.

O (PEC) substitui o prontuário de papel e através da digitalização dos dados acelera o processo de trabalho e faz a integração das informações clínicas e administrativas serão armazenadas.

“Na prática a informatização potencializa o processo de trabalho dos profissionais dentro das unidades e otimiza o tempo de espera do paciente. Ao se consultar na UBS, os profissionais utilizam o sistema para obter um histórico daquele paciente e havendo a necessidade de exames ou encaminhamento ele já será direcionado para um centro de média complexidade para atendimento especializado”, explica Marcus Vinicius Cabral, secretário de saúde do município.

Além do PEC, a rede de saúde conta com o Gestor Saúde, sistema de marcação de consultas e exames implantado em janeiro, na Regulação do município. Os dois sistemas funcionarão em conjunto informatizando os dados para acelerar o atendimento à população. Foram investidos mais de um milhão e meio em equipamentos e logo após a instalação as equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESF) passarão por treinamentos para manejo dos dados e dinâmica do novo sistema.