4 de abril de 2022

Prefeitura de Timon finaliza entrega de 1000 passes livres para idosos

1000 idosos de Timon receberam o passe livre municipal. A entrega foi realizada nos cinco CRAS do município, pela Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social -SEMDES. As pessoas acima de 60 anos, que foram beneficiados com essa entrega passam a ter garantido a gratuidade do acesso ao transporte coletivo municipal em Timon e Teresina.

A entrega dos passes foi finalizada nesta segunda (4), no CRAS Vila João Reis, onde é assistida dona Maria José Ribeiro, que não conseguiu esconder a alegria de receber o passe livre.“Estou muito feliz, agora vou poder andar nos ônibus para todo lugar e sem pagar nada por isso”.

Maria Elza da Silva de 74 anos, recebeu seu passe no CRAS Cidade Nova, para ela o documento vai trazer muitos benefícios.“Vai ser muito bom, porque não vou mais precisar pagar pela passagem do ônibus, pois tá tudo muito caro e isso vai ser uma economia par mim”.

Maria de Fátima foi uma das contempladas com o passe no CRAS Parque Piauí. “Vai melhorar muito, a entrada nos ônibus de graça vai me ajudar demais, e estou muito feliz por receber meu passe”.

Para o secretário Márcio Sá, essa é mais uma ação da Prefeitura junto com a SEMDES que beneficia a população de Timon. “É essa parceria que faz tudo acontecer, pois temos a lei que garante, mas a prefeitura realizou toda a logística para que os passes chegassem as mãos dos mil idosos e é assim que a prefeita Dinair vai continuar trabalhando. É importante destacar que os idosos devem fazer seu cadastro único e manter os dados atualizados para ter direito ao passe e outros benefícios de programas socais”.

O passe livre também é destinado às pessoas portadoras de deficiência, benefício esse disposto na Lei Municipal nº 1.695, de 09 de junho de 2011 (PCDs) e na Lei Municipal nº 1.740, de 28 de março de 2012 (Idosos), que assegura a gratuidade no sistema de transportes coletivos públicos municipal urbano e rural.

Para ter direito ao benefício, é necessário que o usuário realize o seu cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. Para isso, é preciso levar os seguintes documentos: RG, CPF, foto 3 x 4, Número de Identificação Social (NIS) atualizado, comprovante de residência de Timon e um formulário fornecido pelo CRAS para ser anexado ao atestado médico, (para Pessoa com Deficiência).

Onde fazer o passe livre?

CRAS PARQUE PIAUÍ – Avenida 03, nº1123, Bairro: Parque Piauí (Próximo a igreja Batista);
CRAS PARQUE UNIÃO – Rua 100, s/n Bairro: Parque União (Próximo ao INSS);
CRAS CIDADE NOVA – Rua 06, S/N, Bairro: Cidade Nova (Próximo a Igreja Quadrangular);
CRAS VILA JOÃO REIS – Rua Dr. João Lula (Antiga Rua 20) nº3793 Bairro: Vila João Reis;
CRAS JOAQUIM PEDREIRA – Rua 06, S/N, Bairro: Joaquim Pedreira.