4 de abril de 2022

Busca ativa: Educação e SEMDES realizam ação no Centro de Convivência do bairro Flores

Garantir que nenhuma criança ou jovem fique fora da escola. Esse é o objetivo principal da Busca Ativa realizada em Timon. Um esforço conjunto visa fortalecer as estratégias para resgatar alunos matriculados, os que se afastaram e/ou os que não conseguiram ter acesso à rede municipal de ensino. Na última quinta – feira (31/03), as secretarias de Educação e Desenvolvimento Social (SEMDES) mobilizaram a comunidade do bairro Flores em uma ação que aconteceu na Escola Municipal Raimundo Nonato e no Centro de Convivência do bairro Flores, contando com a articulação do CRAS Vila João Reis.

Para Samuel Rodrigues, secretário de educação, a Busca Ativa é uma ação integrada com toda a sociedade. “Todas as secretarias municipais, incluído instituições, igrejas e associações de bairros devem atuar em conjunto no programa Busca Ativa. A ideia é que cada pessoa possa contribuir em informar a secretaria de Educação à situação de uma criança fora da escola, para que possamos fazer a matrícula . É um dever nosso e de toda a sociedade. O que aconteceu no Flores está sendo realizado em todo município, essa uma busca integrada”, afirma Samuel.

Durante o evento, Márcio Sá, secretário da SEMDES, reforçou a importância da ação conjunta e de como o trabalho da assistência social é relevante neste processo de aproximação e apoio junto às famílias. “Aqui no centro, desenvolvemos várias atividades com a comunidade, uma oportunidade que temos de enfatizar a necessidade das famílias manterem os alunos na escola e detectar as possíveis dificuldades que ainda impedem o acesso. Na pandemia tivemos que dar uma pausa nas atividades, mas vamos retornar em breve e com muitas novidades. Aproveito para pedir que a população faça o CadÚnico para possibilitar o acesso aos programas sociais como Auxílio Brasil, Vale-gás , Tarifa Social de Água e Energia, entre outros”, reforçou Márcio Sá.