• Portal da Transparência

1 de abril de 2022

Campanha anual de prevenção ao câncer de colo de útero orienta mulheres timonenses

 

O Centro de Apoio Integrado à Saúde da Mulher – (CAISM), integrado a Secretaria Municipal de Saúde, anualmente promove a campanha de prevenção e combate ao câncer de colo d e útero.

O fortalecimento da prevenção ao câncer de colo uterino é uma das metas principais das políticas públicas da saúde voltada para mulheres. A proposta é motivar esse público a conhecer as principais formas de cuidados para sinais e sintomas desse tipo de câncer, que é o terceiro mais recorrente entre a população feminina.

“Alertar todas as mulheres a fazerem o autoexame, os cuidados com a saúde e dessa forma conseguirmos articular e mobilizar mais mulheres a procurarem o CAISM para fazer os exames e tomar atitudes preventivas contra o câncer e outras doenças que podemos diagnosticar”, explica a coordenadora do Caism,Maria José Torres.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 16.710 novos casos de câncer de colo do útero no triênio 2020/2022. Daí a importância da prevenção.

Segundo o médico ginecologista e obstetra, Carlos Eduardo Torres, é importante que todas as mulheres sejam alertadas diariamente para a conscientização sobre este tipo de câncer.

“A principal forma é a prevenção. O câncer não aparece do dia para noite, para ele se manifestar o HPV (papilomavírus humano) tem que estar persistente no organismo da mulher. Existe no SUS (Sistema Único de Saúde) dentro do Programa Nacional de imunização, a vacina, contra o HPV disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), essa vacina diminui em até 70% a chance do número do câncer colo do útero e até 90% das verrugas que tem pelo HPV”.

A timonense e paciente do CAISM, Deusimar Pereira da Silva, faz acompanhamento médico, relata que todos os exames e os atendimentos são excelentes. “Aqui tem ótimos médicos, sou sempre bem atendida, a clínica é de primeiro mundo, não deixa nada a desejar, os exames recebemos rapidamente”, declara dona Deusimar Pereira.

Conforme o ginecologista e diretor técnico do CAISM,Marizon Amstrong, atualmente mais de 400 pessoas recebem algum atendimento diariamente na clínica. Os atendimentos acontecem , das 7 h às 17h30, também realizamos 220 citologias ,tudo isso impacta na redução do diagnóstico do câncer invasivo do colo do útero. Também incrementamos o atendimentos às mulheres gestantes com ultrassonografistas especializadas ,de modo que com a chegada desse novo amparato, podemos proporcionar uma qualidade de atendimento e de serviço à população timonense, em especial o público feminino.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura