• Portal da Transparência

1 de abril de 2022

Carreta da Hanseníase realiza mais de 140 atendimentos e detecta novos casos da doença

A unidade de saúde itinerarante esteve na Central de Abastecimento (CEASA) nesta quarta (30) e quinta (31), realizando consultas e exames para detecção de novos casos de hanseníase no município. A equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos do município e do MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase) realizaram 93 atendimentos nos dois dias.


Dona Antônia se consultou nesta quinta-feira (31), junto com o esposo “Ele me falou da carreta e eu vim logo fazer os exames, estava com umas manchinhas e o médico olhou, fez os testes e não deu positivo, mas ele viu outras coisas e já passou os remédios para a pele”, ela estava satisfeita com a rapidez e facilidade de receber o diagnóstico e a prescrição para o início do tratamento.

“Foram detectados 7 casos, uma margem muito pequena comparada aos números de atendimentos. O mais importante é que essas pessoas já iniciaram o tratamento e todos que passaram por lá foram atendidos e puderam cuidar melhor da sua saúde”, explica Marcus Vinicius Cabral, secretário de saúde do município. Foram realizados também testes rápidos de HIV/Sífilis e Hepatites, 53 atendimentos no total.

A carreta é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) em parceria com a multinacional Novartis Brasil, que conta com o apoio do Governo do Estado do Maranhão e com a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura