O município de Timon recebe hoje (30) e amanhã (31) a carreta de combate à hanseníase. Um projeto com as parcerias entre o Ministério da Saúde , Prefeitura Municipal de Timon , Secretaria Municipal de Saúde, Novartis e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).
A carreta itinerante que promove acesso ao diagnóstico e tratamento gratuito contra a hanseníase, além de conscientizar a população sobre os primeiros sinais e sintomas da doença.
A dona de casa Leda Correia, há 08 anos possui manchas nas costas e foi diagnosticada com hanseníase.
“Pra mim a carreta da hanseníase foi a melhor coisa que aconteceu, o atendimento é excelente e não deixa nada a desejar”, diz.
Um projeto itinerante que promove acesso ao diagnóstico e tratamento gratuito contra a hanseníase, além de conscientizar a população sobre os primeiros sinais e sintomas da doença.
Anualmente, a hanseníase atinge cerca de 30 mil brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, deixando o país na vice-liderança no ranking mundial da doença, atrás apenas da Índia, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Hoje os atendimentos estão sendo tranquilos, estamos fazendo também uma busca ativa e amanhã estamos atendendo das 08 às 16 horas aqui no mercado da Ceasa”, declara a coordenadora de Vigilância em Saúde ,Karla Emanuela Paz.
As pessoas que irão receber atendimentos devem apresentar um documento de identificação com foto, Cpf ou Cartão do SUS.