• Portal da Transparência

30 de março de 2022

Prefeitura de Timon realiza capacitação para Famílias Acolhedoras

A Prefeitura de Timon, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES e do Serviço de Acolhimento Familiar em “Família Acolhedora”, está realizando, nos dias 29, 30 e 31 deste mês, uma capacitação para as famílias que desejam se tornar uma Família Acolhedora. Durante a capacitação, as famílias receberão todas as informações necessárias para acolherem crianças e adolescentes que tiveram seus vínculos familiares rompidos e que atualmente estão institucionalizados em abrigos, como o Lar da Criança Elda Maria Moureira, mantido pela SEMDES.

As famílias receberam um Manual elaborado para a Capacitação contendo 4 Módulos que serão temas das palestras ministradas às famílias. No 1° Módulo, as famílias em capacitação vão conhecer um pouco sobre os Sistema Único de Assistência Social, as políticas nacionais de assistência e os serviços socioassistenciais. No Módulo 2°, conhecerão as atribuições e competências do serviço de acolhimento do Programa Família Acolhedora. O Módulo 3° irá trabalhar as questões psicológicas que envolvem o acolhimento familiar e orientações sobre o acolhimento de adolescentes. Por fim, o módulo 4°, quando irão receber conhecimentos sobre ética e sigilo da Família Acolhedora com relação ao acolhido.

Segundo a coordenadora do Serviço de Acolhimento, Márcia Andréa Silva, antes da capacitação foram feitas (com o intuito de divulgar o Serviço de Acolhimento, seu funcionamento e o processo de inscrição para as famílias interessadas) visitas e encontros em Secretarias e órgãos municipais, além dos conselhos tutelares I e II, entidades religiosas, escolas públicas e privadas, OAB e outras instituições, em Timon. “Agora, nesses três dias, estaremos realizando a capacitação das famílias selecionadas. Sempre estamos com as inscrições abertas, pois temos que preparar as famílias para estarem aptas quando a necessidade surgir”.

Estiveram presentes na abertura da capacitação: Meirielle Sá, representando o secretário da SEMDES, Márcio Sá; a equipe do Família Acolhedora; Clarissa Mota, gerente de Proteção Especial da SEMDES; Darlene Rocha, gerente de vigilância socioassistencial da SEMDES e palestrante do 1° módulo; Leila Rodrigues, do Lar da Criança Elda Maria Moureira; e, ainda, representantes do Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Timon e Promotoria da Infância e Juventude de Timon.


Em Timon, o programa foi instituído em 2016 e, desde então, o município vem realizando estratégias para desenvolver o Família Acolhedora. O programa é mais um serviço da SEMDES, em que famílias interessadas em acolher crianças e adolescentes, por um tempo determinado, vão poder se cadastrar e receber todo o acompanhamento e suporte necessário. Para isso, basta ir à SEMDES, que fica na rua Miguel Simão, 825, Centro, de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30.

Para se tornar uma família acolhedora, é necessário: ter acima de 25 anos, residir em Timon, não ter antecedentes criminais, não apresentar problemas psiquiátricos ou dependência de substâncias psicoativas, não ter interesse em adotar a criança ou adolescente e ter disponibilidade de tempo.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura