A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), informa aos beneficiários de programas sociais, como o Auxílio Brasil, a importância de atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) até junho deste ano. Para isso é preciso comparecer até um CRAS mais próximo. Em Timon, o Ministério da Cidadania identificou 11.976 pessoas em situação de averiguação e revisão cadastral, que precisam atualizar seus cadastros, para não correr o risco de perder os benefícios.
A atualização é uma exigência do Ministério da Cidadania e tem como objetivo averiguar e revisar os cadastros para evitar que pessoas que não cumpram os requisitos recebam o benefício do Programa Auxílio Brasil, entre outros. O foco principal é a comparação entre a renda declarada pela família ao Cadastro Único e a contida em outras bases de dados do governo federal, como o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
As famílias que tiverem registros incluídos em Averiguação Cadastral são consideradas com dados divergentes e podem ser impedidas de ingressar nos programas sociais e terem o benefício bloqueado. Para sanar a divergência ou inconsistência de dados, a família deve atualizar seu registro junto à rede de assistência municipal (CRASs).
A comunicação com os beneficiários será feita por mensagens no extrato de pagamento dos benefícios e pelo aplicativo do Programa Auxílio Brasil, assim ficarão sabendo que deverão atualizar o cadastro. É importante destacar, que famílias que estão há mais de 2 anos sem atualizar o cadastro devem comparecer ao CRAS para atualização. A documentação necessária é o comprovante de declaração da escola de crianças e adolescentes e a caderneta de vacinação é indispensável.
Documentação para atualização cadastral:
Para o Responsável Familiar:
Comprovante de residência, CPF, de preferência, ou Título de Eleitor. Somente as famílias indígenas e quilombolas são dispensadas dessa obrigatoriedade e podem apresentar qualquer outro documento de identificação aceito pelo Cadastro Único.
Para as demais pessoas da família:
CPF, de preferência; RG, ou Certidão de Nascimento; ou Certidão de Casamento; ou Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento; ou Carteira de Identidade – Registro Geral de Identificação (RG); ou Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou Título de Eleitor.
Onde atualizar o cadastro:
CRAS Parque Piauí- Avenida Francisco Vitorino de Assunção (Avenida 03), 1126 – Parque Piauí
CRAS Parque União -Rua Tenente Antônio Correia da Silva, S/N (rua 100- em frente ao posto do INSS) – Parque União
CRAS Cidade Nova -Rua 06, S/N (próximo a Igreja Quadrangular) – Cidade Nova
CRAS Vila João Reis -Rua João Lula, 3793 (antiga rua 20) – Vila João Reis
CRAS Joaquim Pedreira -Rua 6, S/N (antigo Centro Comunitário) – Joaquim Pedreira