• Portal da Transparência

5 de setembro de 2017

Prefeitura de Timon realiza Campanha Setembro Amarelo

setembro amarelo OK

Com o objetivo de fortalecer e intensificar a proposta de abordagem psicossocial na prevenção e combate ao suicídio, a Prefeitura de Timon, realiza o projeto Setembro Amarelo, um movimento que visa a valorização da vida. A Campanha é executada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, representada pelos CAPS (adulto, álcool e outras drogas; infanto-juvenil).

 

“Nossa proposta é ampliar as possibilidades de prevenção do suicídio, investir na psicoeducação da desconstrução do tabu e do estigma quanto ao tema, intensificar o desenvolvimento de aspectos de valorização da vida, sensibilizar a população quanto aos fatores de risco e aperfeiçoar a assistência em saúde mental, visando o apoio às pessoas com ideação e comportamento suicida, bem como seus familiares”, justificou Roselma Assunção, coordenadora de Saúde Mental.

 

Para o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá, a ação é uma ótima iniciativa, uma vez que a valorização da vida do indivíduo é fator relevante no que se refere aos direitos humanos. “A saúde mental do município de Timon, através dos CAPS, visa promover a melhor qualidade do indivíduo em sofrimento psíquico, que apresenta comportamento suicida, desenvolvendo desta forma, estratégias conjuntas de enfrentamento para essa demanda, justamente com a organização da rede de serviços de saúde mental do seu território. Então, estão de parabéns todos os envolvidos por mais este trabalho”, pontuou o gestor.

 

O projeto Setembro Amarelo envolve os profissionais da Saúde Mental, usuários dos CAPS, familiares dos usuários, comunidade, profissionais da Saúde, Educação, Assistência e Justiça. Durante o evento, terá exposição de fotos (atividades realizadas com usuários) e venda de peças produzidas pelos usuários dos CAPS, nas oficinas terapêuticas.

 

A programação conta com rodas de conversa nos CAPS, palestra sobre Prevenção e Posvenção do suicídio, a ser realizada no dia 12 deste mês, a partir das 14h, na Fundação Cidadania, e encerramento com caminhada e festa de valorização da vida, a partir das 16h, no dia 27 de setembro, no IFMA, que é parceiro no desenvolvimento do projeto.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura