A Prefeitura vem intensificando as ações contra a dengue em Timon. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Combate às Endemias, tem realizado uma força-tarefa para combater a proliferação do Aedes Aegypt, mosquito transmissor da doença, tanto na zona Urbana como Rural do município. De casa em casa os agentes vão orientando a população e eliminando possíveis criadouros do inseto. Também está sendo realizado o trabalho de pulverização em diferentes pontos da cidade.
“A Pulverização acontece somente na zona Urbana de Timon, dois ciclos já foram feitos no bairro Mangueira e no Bairro Mateuzinho. Para a próxima segunda – feira (14),está programado no bairro: Parque Piauí e na terça-feira (15), no bairro: Parque União,onde está havendo casos de dengue”. Explica o coordenador de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Dolamito Marques da Silva.
Neste sábado (12), os moradores da localidade Carnaúba de Pedra, zona Rural de Timon, receberam a visita dos agentes de endemias, que fizeram um trabalho de inspeção, tratamento, eliminação e orientação sobre o perigo do mosquito para a saúde de todos.
A dona Socorro Lima, moradora do povoado, tem uma casa com um quintal amplo, com muitas plantas. Ela conta que a visita da equipe de endemias valeu a pena.
“Pra mim, receber os agentes aqui em minha casa é uma grande satisfação, já que tenho meu jardim, plantas e árvores, tenho que estar sempre sabendo como devo fazer, para evitar que o mosquito não se faça presente nos jarros. Quando eles vêm aqui, recebo muitas informações e também trazem novidades e eu aprendo com eles”, declara.
Devido ao aumento de casos de dengue no período chuvoso, as autoridades de saúde alertam para os cuidados que podem fazer a diferença e evitar a proliferação do Aedes aegypti, que além da dengue, transmite zika e chikungunya podendo deixar sequelas graves e até a morte, se atitudes simples não forem tomadas para eliminar esse grande vilão.
“Peço para a população para tomar cuidado, a orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. O lixo doméstico deve ser colocado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados, colocado na rua somente no horário de coleta”, esclarece Gleison Setúbal , agente de endemias.
Durante as visitas nas residências, é utilizado Natular DT (Espinosade) substância recomendada pelo Ministério da Saúde para o controle de larvas do mosquito.
“Esse novo larvicida é uma inovação tecnológica na resposta do controle das arboviroses (como dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela urbana )de uma forma sustentável, preservando a saúde humana e animal. Coloca-se um comprimido de Natular DT é utilizado para 200 litros de qualquer recipiente que acumule água”, finaliza o agente de endemias, Gleison.
Dolamito Marques explica que as visitas são uma das formas de conscientizar a população, para que ajude a combater o Aedes aegypti.
“Hoje visitamos 139 casas no povoado, encontramos 16 focos de dengue, em manilhas, garrafas pet, pneus e depósito natural. É importante a população ficar atenta, porque tudo pode virar um criadouro do mosquito e gerar um dano para saúde”, alerta o coordenador de endemias.
Já foi realizado o trabalho de reconhecimento geográfico pelos agentes de endemias, nos seguintes povoados: Vertente, Monteiro, Bonitinho, Castelo, Bambu, Perdido, Buriti Cortado, São Benedito, Gameleira e Santana.