• Portal da Transparência

9 de março de 2022

Oficina ortopédica permitirá que órteses e próteses sejam produzidas no próprio município

A oficina irá compor o Centro Maria do Carmo Neiva e a obra já passa dos 70% de execução

 

O Centro Especializado de Reabilitação (CER) Maria do Carmo Neiva, que já é referência em Timon no atendimento a pessoas com deficiência física e intelectual, receberá em breve uma oficina ortopédica. No local, serão fabricados aparelhos a serem utilizados na reabilitação de pacientes.

“Passamos dos 70% de execução físico-financeira. A previsão é que a obra seja concluída até o final do mês de Abril”, afirma o secretário executivo da Seinfra, Marcelo Pacheco.

 

 

A Oficina permitirá que órteses e próteses sejam produzidas no próprio município, facilitando o acesso e melhorando a qualidade de vida de uma grande parcela da população, abrangendo pessoas com deficiência. Com uma área de 386 m², os recursos a serem investidos são da ordem de R$ 660.000,00 (seiscentos e sessenta mil reais). O local permitirá a fabricação de produtos ortopédicos sob medida e de forma individualizada, atendendo as necessidades e características de cada paciente. São produtos como órteses, próteses, coletes e adaptações para cadeiras de rodas, bengalas, andadores, cadeiras de banho, palmilhas, calçados ortopédicos, muletas, aparelhos que corrigem alterações auditivas, entre outros dispositivos.

 

 

Sobre o acesso

 

Antes de serem atendidos na oficina, os interessados deverão ser encaminhados por alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atendimento no CER, onde é realizado o diagnóstico, o tratamento, a concessão, a adaptação e a manutenção de tecnologia de apoio.

“A partir daí, o paciente é inserido no programa de tratamento e receberá o acompanhamento de um profissional da área para avaliar a real necessidade de alguma órtese ou prótese. Depois de constatar que o paciente está apto, ele é encaminhado para a oficina ortopédica”, explica a coordenadora do CER, Ana Lúcia Silva.

 

 

O CER Maria do Carmo Neiva

 

O Centro de Reabilitação Maria do Carmo Neiva é habilitado desde 2017 para atender crianças com deficiência física e intelectual, funcionando de segunda a sexta nos turnos manhã e tarde das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30h. Conta uma equipe multiprofissional em seu quadro, oferecendo fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, psicopedagoga, serviço social, enfermeira, além das especialidades médicas em neuropediatra, psiquiatra, neurologista e ortopedista.

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura