Para ampliar a cobertura vacinal contra Covid-19 no município, a Prefeitura de Timon segue com a prestação de serviço realizado pela Van da Vacinação que , neste sábado (19), atendeu o público no Mercado da Formosa das 08 às 13h30.
Para a ação a Secretaria Municipal de Saúde enviou, 420 doses dos imunizantes CoronaVac, Astrazeneca , Pfizer-BioNTech e Janssen para atender pessoas que ainda não se imunizaram contra a doença, não receberam a primeira , segunda e terceira doses.
Desde sua implantação em 17 de janeiro, a van é uma das estratégias adotadas pela prefeitura para facilitar o acesso da população à vacinação e já foram imunizados 5.698 pessoas.
A dona de casa, Cibele Silva, aguardava o dia da chegada da van da vacinação em seu bairro.
“Estava somente esperando a chegada da van aqui no bairro, foi a melhor coisa que aconteceu, porque fica muito mais prático pra nós. Eu tomei a 3 ª dose da vacina, agora me sinto segura”, diz.
Já a para as crianças de 5 anos ou mais realizada no ginásio Carlos Jansen, foram aplicadas 266 doses .
O começo dessa nova faixa – etária da campanha representa também mais um passo para superar a pandemia de corona vírus, com a ampliação da parcela da população protegida.
A garotinha de 6 anos Cecília Lima , na companhia da sua mãe, foi receber a sua primeira dose toda feliz e ainda caprichou no visual.
“Pensei que fosse doer, mas não senti nada. A vacina é como se fosse uma colar. A diferença é que o colar eu coloco no peito e a vacina coloco no braço”, declarou a garotinha.
A técnica de Enfermagem, Vanessa Lima, acredita que a vacinação é o único caminho para a proteção da vida.
“É muito emocionante poder dar aos nossos filhos a esperança de que vamos superar esse momento tenso e difícil. Minha filha estava ansiosa para tomar a vacina e eu faço um apelo para que os pais acreditem na ciência. Não vamos acreditar nas falsas notícias, vamos cuidar da saúde dos nossos filhos. Vamos vacinar nossas crianças e salvar o futuro”, declarou mãe.
O secretário de Saúde, Marcus Vinícius Cabral , reforçou a necessidade da oferta da vacina contra a Covid-19, para crianças com idades de 5 a 11 anos, como estratégia para garantir maior segurança, controle da pandemia e imunização para população.
“Com a proximidade do retorno das aulas presenciais, é necessário que todas as crianças estejam vacinadas, peço aos pais e responsáveis que vacinem seus filhos. A vacina é segura e fundamental para proteção”, destaca o gestor.