18 de fevereiro de 2022

Projeto Cuidar retoma atividades com ações da Assistência Social no bairro São Francisco II

Moradores do Bairro São Francisco II, aproveitaram esta sexta-feira (18.02), para buscar os serviços dos CRAS, ofertados no bairro, por meio do Projeto Cuidar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES. Durante toda a manhã, foram oferecidos serviços como: Cadastro Único, orientações do BPC (Benefício de Prestação Continuada), acompanhamento familiar, benefício eventual, programa Criança Feliz, Carteira do Idoso, atendimento psicossocial e orientações dos Programas de Benefícios Socioassistenciais (Auxílio-Brasil, Tarifa Social de Energia, entre outros). A ação marcou o retorno das atividades do Projeto Cuidar, que em 2022, objetiva multiplicar os atendimentos à população nos lugares onde ela reside.

A Dona de casa, Carmelita Pereira, moradora do bairro, disse que achou ótimo o serviço ofertado perto da sua rua. “Vim fazer o NIS (Número de Identificação Social), pois quero tirar minha carteira do idoso, para ter passe livre nos ônibus”.

Seu Benedito de Sousa, autônomo, também gostou dos serviços oferecidos próximo de sua casa.
“Pertinho assim é muito bom, vim fazer meu cadastro único para pedir a inclusão no Auxílio Brasil, estou satisfeito”.

O Projeto Cuidar é uma parceria da SEMDES com as associações de bairros. A presidente da associação de moradores do bairro São Francisco II, Elizângela Mendes ,comemora a ação no bairro.
“Esse projeto é muito interessante, por que traz vários serviços pra perto da comunidade, pois é tão difícil transporte e isso ajuda as pessoas, além do acolhimento das pessoas do CRAS, tem a facilidade de acesso ao serviço, desejo que esse projeto só venha a se expandir”, disse , Elizângela.

O secretário da SEMDES Márcio Sá, ressalta a importância do projeto para as pessoas que passam a ter mais acesso aos programas socais.“O Projeto Cuidar ajuda muito no acesso das pessoas aos programas socais e por isso é tão importante, só ano passado mais 4 mil pessoas foram cadastradas, hoje são mais de 25 mil pessoas no CadÚnico e vamos continuar firme com o Projeto Cuidar em mais bairros de Timon,, vamos continuar avançando e assistindo mais pessoas, o que é uma recomendação da prefeita Dinair Veloso, que vem trabalhando a cada dia para levar os serviços para mais próximo da população”.

A Prefeitura de Timon, por meio da SEMDES, criou esse formato itinerante com o objetivo de levar os serviços da Assistência Social mais perto das pessoas e através da parceria com as associações de moradores facilitar o acesso das famílias timonenses aos serviços da SEMDES.