18 de fevereiro de 2022

Programa De Volta ao Novo é lançado para departamento de ensino do município

Entre sorrisos e diálogos, quase 300 gestores, supervisores e técnicos do departamento de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) acompanharam o lançamento do Programa de Volta ao Novo nesta sexta-feira (18). O programa é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e auxilia os educadores no planejamento do ensino remoto e na retomada às aulas presenciais. A solenidade de lançamento ocorreu no Auditório Wall Ferraz e foi transmitida on-line na plataforma Google Meet.

O evento contou inicialmente com um momento de socialização com técnicos do departamento de ensino, onde foi oferecido um coffee break. Em seguida, a articuladora municipal do programa, Evalece Sousa da Silva, abriu a sala virtual para todos os técnicos do departamento assistirem ao lançamento.
“É um momento ímpar para a nossa gestão e somos gratos a cada um que participa desse momento, pois irá agregar mais valores e competências aos educadores da nossa rede de ensino”, declarou.

Logo, a diretora de ensino da Semed, Francisca Lima, destacou o quanto o Programa impacta a vida dos educadores, não só na função que exercem, mas também na vida pessoal. “Apesar do cenário pandêmico que vivenciamos, temos conseguido lidar com os desafios e avançar em projetos e programas que impactam a vida dos nossos educadores e alunos. O programa De Volta ao Novo tem nos apoiado para a retomada das aulas presenciais, por meio de diálogos que fazem a diferença”.

O secretário municipal de educação, Samuel Rodrigues, agradeceu a atuação dos gestores e como o programa é fundamental para a rede de ensino. “Agradeço a toda a equipe gestora assim como a todos os técnicos que participaram desse momento de construção para ampliação e desenvolvimento de competências no trabalho formativo abordando as competências socioemocionais”, disse.

Por meio de webconferência, a articuladora estadual, Aracelia Cassiano, representante da Undime, foi a convidada especial para abordar sobre os planejamentos e articulações do programa, entre os quais as cinco macrocompetências: Autogestão, engajamento com os outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao novo. “O programa De Volta ao Novo desenvolverá e despertará macrocompetências que iniciarão nos educadores e se estenderão a toda a comunidade escolar. E é isso que esperamos que seja promovido na Rede de Ensino de Timon. Esse é o intuito de promover um programa inovador que de fato aconteça como ele tem que acontecer”.

Após sua apresentação, a articuladora estadual concedeu um momento para que os gestores compartilhassem as suas impressões e também experiências. Uma delas foi a coordenadora do Ensino Fundamental na rede de ensino, Alda Raquel, que narrou sobre os desafios que os gestores estão lidando na pandemia. “Precisamos cada vez mais trabalhar essas macrocompetências dentro de nós, tentando identificar naquelas em que somos frágeis e nos fortalecermos para poder trabalhar isso em nossas vidas com o intuito de espalhar resiliência às pessoas que estão ao nosso redor”.

No país, o programa De Volta Ao Novo apoia secretarias estaduais e municipais de educação, por meio de encontros e conteúdos formativos com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais de educadores e estudantes.