18 de fevereiro de 2022

Aprovação de alunos da rede municipal de ensino é destaque em seletivos

“Alô papai, alô mamãe. Põe a vitrola pra tocar. Podem soltar foguetes que eu passei no vestibular”. Essa marchinha é tocada, principalmente, na época da divulgação dos resultados de vestibulares em instituições de ensino superior. A marchinha, que é motivo de alegria, também ecoa pelas ruas de Timon com a aprovação de centenas de alunos da rede municipal, que foram aceitos em seletivos de instituições de ensino fundamental, médio, técnico e superior.

No Projeto Alvorada da Educação, por exemplo, 32 alunos foram aprovados para o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros 2 de Julho e 17 alunos conseguiram vaga no Colégio Militar Tiradentes. Uma delas foi a aluna Isabella Costa Silva, 11 anos, aprovada para o 6º ano dos Colégios Militar 2 de Julho e Militar Tiradentes.

A mãe de Isabela, Leidiana da Silva Costa, conta que é muito gratificante acompanhar a trajetória acadêmica da filha.

“Tento dar o melhor de mim como mãe. E vejo o quanto Isabella é dedicada nos estudos. E quanto à profissão, ela já está pensando em algumas, mas fala que sonha em ser engenheira. Mas daqui pra lá tem muito tempo. E muita coisa pra descobrir ainda. E o importante é que ela sinta-se livre e a vontade para fazer suas próprias escolhas. E como mãe estarei ao lado para apoiá-la a realizar seus sonhos”.

Emocionada, a diretora do projeto Alvorada da Educação, Diolene  Rodrigues de Araújo Santos, comemora a aprovação dos alunos em instituições federais e colégios militares.

“É gratificante ver nossos alunos sendo aprovados nos seletivos das escolas militares, pois nos dá o sentimento que seguimos no caminho certo, e de que nossa trajetória pautada na missão de ofertar educação de qualidade é coroada com o expressivo número de alunos aprovados. Agradecemos a Deus que nos guia, à nossa equipe que compõe o projeto Alvorada da Educação, a Semed na pessoa do professor Samuel, bem como a cada  um de nossos alunos e familiares por acreditarem em nosso trabalho”, disse.

Educação técnica

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Timon (IFMA), a rede municipal de ensino contou com inúmeras aprovações: EMEF Miguel Budaruiche, 14 alunos foram aprovados, entre os cursos de Administração, Eletromecânica, Informática e Edificações e no EMEF Francisco Leônidas de Sousa, localizado no Povoado São José dos Perdidos, um aluno alcançou a vaga no curso de informática; EMEF Urbano de Sousa Martins (4 alunos sendo 2 do curso de Informática e 2 de Administração) e um aluno no Colégio militar Tiradentes; EMEF Norberto Moreira Lima (1 aluno do curso de Eletrônica);. Além disso, dois alunos da EMEF Edgard Schalcher foram aprovados na instituição e uma aluna conseguiu aprovação no Colégio Militar.

Na EMEF Enoque Moura, aprovações no IFMA (4), IEMA (9) e Colégio Militar 2 de Julho (3) e no Colégio Militar Tiradentes (1); Na EMEF Ney Rodrigues de Vasconcelos, IEMA (1); Colégio Militar (4); IFMA (11). E na EMEF João Fonseca Maranhão, adesão no IEMA (8), Colégio Militar (1) e Colégio Bombeiros (2) e na EMEF Raimunda de Carvalho Sousa, 3 alunos foram aprovados no curso de Informática, 2 aluno em Logística e 1 em Enfermagem. Já na EMEF Lápis na Mão, três alunos foram aprovados no Colégio Militar Tiradentes.

Na EMEF Marechal Castelo Branco, um aluno conseguiu aprovação no curso técnico de Indústria no Instituto Federal do Piauí (IFPI) e outro estudante alcançou uma vaga no IEMA. Na escola Duque de Caxias também teve várias aprovações: IEMA (4); IFMA (3) e Colégio Militar Tiradentes (6); EMEF, um aluno obteve aprovação no IFMA no curso de Eletromecânica; EMEF Lizete Farias, dois estudantes aprovados (Eletromecânica e Informática). Enquanto na EMEF Nazaré Rodrigues, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental foram aprovados no Colégio Militar (3), Colégio Militar dos Bombeiros (3) e Colégio Militar e Bombeiros (1). Além disso os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental conseguiram aprovação no Colégio Militar (1); IEMA (2); IEMA e IFPI (1) e IFMA (4). E na EMEF José Sarney foram também várias aprovações: IFMA (11); IFPI (3); Liceu Piauiense (2) e IEMA (2).

Convém acrescentar que dois alunos do EMEF Pedro Falcão Lopes conseguiram aprovação no IFPI: 1 para o curso de Edificações e o outro em Segurança do Trabalho. Enquanto no IEMA houve aprovações nos cursos de Enfermagem, Serviços Jurídicos, Equipamentos Biomédicos e Informática.

Apesar de ainda não saber qual profissão irá escolher para o futuro, Edmilson Gomes Da Silva Júnior, 14 anos, aluno da EMEF Raimunda de Carvalho Sousa, teve três aprovações em seletivos: no curso de Informática do IEMA; Eletromecânica no IFMA e no 1º ano do Ensino Médio do Colégio Militar.

“Pretendo um dia proporcionar uma vida melhor tanto para a minha família como para sociedade”, declarou Edmilson.

Acreditamos muito em você, Edmilson, e em todos os alunos da nossa rede de ensino. Vocês vão longe! Agora é hora de comemorar!