17 de fevereiro de 2022

Transporte público: audiência marca início do processo licitatório em Timon

Audiência pública, nesta quinta-feira (17), marcou o início do processo licitatório do transporte público em Timon. O secretário municipal de Governo, Saney Sampaio, representou a prefeita Dinair Veloso e destacou que o momento é considerado de extrema importância, justamente, por ouvir os usuários de ônibus. A empresa vencedora da licitação vai gerir o sistema pelo prazo de dez anos ofertando linhas entre Timon-MA e Teresina-PI.

“A partir de agora, o município ouve os principais interessados que são trabalhadores e trabalhadoras da área, empresários e, sobretudo, a sociedade civil organizada, que são os usuários, para iniciarmos a parte técnica da licitação. Logo em seguida, após ser selecionada a empresa ou as empresas que serão responsáveis pelo sistema, podemos dar a ordem de serviço. A gente entende que é um sistema extremamente necessário, mas essa parte de ouvir a sociedade é mais que fundamental”, destaca o secretário municipal de Governo.

Vereadores, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), empresários, representantes da sociedade civil, associações de moradores e secretários municipais participaram da audiência pública no Centro de Capacitação Professor Wall Ferraz.

João Batista Pontes, diretor Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (Cimu) reforça a preocupação da prefeita Dinair Veloso em resolver a situação do transporte público e a importância da audiência para dar ainda mais transparência ao processo licitatório e construção de uma solução conjunta com a população.

“Vamos dar continuidade à consulta pública no site da prefeitura, mais uma oportunidade para quem não pôde opinar aqui. Pelo site também é possível dar sua contribuição para que assim possamos fazer a formatação definitiva do edital que desencadeará no processo de concorrência pública a nível nacional para escolher a empresa ou as empresas que vão gerir o sistema”, destaca João Batista.

As contribuições para o processo licitatório também podem ser enviadas por escrito durante os próximos 15 dias. Os canais são o endereço eletrônico http://timon.ma.gov.br/site/?page_id=318365 ou através do e-mail: cimuadm2022@gmail.com. As propostas também poderão ser protocoladas em CD ou pen drive na sede do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana – CIMU das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, no endereço Rua Rufino da Costa e Sousa nº 477, bairro Parque Piauí em Timon – MA.

O empresário Ramon Alves, da empresa Timon City, conta que opinou para melhorias no sistema de transporte em relação às linhas, atendimentos, gratuidades, tarifas, entre outros.

O presidente da Associação de Moradores do Residencial Novo Tempo, Antônio Barbosa da Silva, também acompanhou a audiência pública com propostas e a expectativa de melhorias significativas para a população.

“Estamos com expectativa de melhorias. Ter um transporte de qualidade para levar as pessoas do Novo Tempo para os demais bairros de Timon, bem como também para a capital Teresina; ter uma linha Ponte Nova e que a empresa possa ofertar ônibus, pelo menos, até 23h30, pois existem estudantes universitários e também trabalhadores. “, disse o líder comunitário.