8 de dezembro de 2021

CAISM ultrapassa meta e realiza 1.643 mamografias em dois meses

Após a intensificação das ações de conscientização junto ao público feminino em relação à prevenção do câncer de mama, durante o Outubro Rosa, o Centro de Assistência Integrada à Saúde da Mulher – CAISM ultrapassou a meta estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde, que era de 600 mamografias por mês, para um público de mulheres de 50 a 69 anos. Somente em outubro e novembro, o Centro realizou 1.643 mamografias, contabilizando uma média de 821 exames mensais.

De acordo com Maria José Torres, diretora do CAISM, a procura pelos serviços ofertados pelo Centro aumentou, incluindo consultas e exames, o que aumentam as chances de cura em casos de câncer de mama ou mesmo do colo do útero. As ações preventivas estão sendo realizadas em parceria com as equipes de Estratégia de Saúde da Família em Timon.

“As mulheres atenderam ao nosso chamado, estão acreditando no serviço que é oferecido pelo CAISM e por isso estão aumentando suas chances de cura, em caso de diagnóstico positivo. Mas tudo isso só foi possível porque tivemos total apoio da prefeita Dinair Veloso; do secretário de Saúde, Marcus Vinícius; da diretora administrativa Ida Soares, do Francisco Chaves; assim como pela parceria de todos os profissionais da Estratégia de Saúde da Família”, enumera Maria José Torres.

Além de realizar 1.643 mamografias, o Centro de Assistência Integrada à Saúde da Mulher também contabilizou, nos meses de outubro e novembro, um total de 2.667 coletas de citologias.