O programa Viva Sorriso esteve na Unidade Básica de Saúde – UBS do Povoado Santa Maria do Garapa no último final de semana. Esta é a primeira edição do projeto, na zona Rural, após o retorno dos serviços. No sábado (20), foram atendidos 40 pacientes para realizar a confecção de próteses.
“Dessas pessoas atendidas, 64 próteses serão parciais removíveis e 6 serão totais”, afirma Dr. Ézio José, coordenador do Centro Especializado de Odontologia (CEO) e responsável técnico do programa.
Após o período de reabilitação oral dos pacientes, 70 próteses serão entregues aos moradores da comunidade Garapa. Só no ano passado, a população recebeu mais de 500 próteses dentárias.
“O Viva Sorriso não é apenas para devolver o sorriso e uma autoestima positiva para essas pessoas, mas cuidar da saúde de cada um, com a restauração do processo de mastigação e saúde bucal”, explica Marcus Vinicius Cabral, secretário de saúde do município.
Programa Viva Sorriso
Esse projeto da Prefeitura de Timon iniciou em 2019, na zona Rural do município com a reabilitação oral de pacientes que já perderam parte dos dentes ao longo da vida. O Viva Sorriso realiza a triagem e após o tratamento distribui próteses gratuitamente.