Ao longo do mês, o município estará promovendo ações de combate ao câncer de próstata em alusão a campanha Novembro Azul. Na manhã desta quarta-feira (17), os policiais militares do 11° Batalhão participaram de uma palestra sobre a prevenção e realizaram o exame de sangue (PSA) para o rastreamento da doença. “Devemos lembrar dos cuidados com nossa saúde. Vamos quebrar os paradigmas que o homem não se cuida, devemos sim estar atentos. Essas ações em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde – Sems são muito importantes, principalmente, para nosso profissão”, explica o comandante do 11º Batalhão, J. Alves.
O secretário de saúde do município, Marcus Vinicius Cabral, enfatiza que as campanhas nacionais são realizadas durante o ano inteiro e intensificadas nos meses estabelecidos pelo Ministério da Saúde “Durante todo o ano a saúde trabalha fortemente na questão da prevenção das doenças. Hoje estamos aqui para sensibilizar os homens no combate ao câncer de próstata. Sabemos que existe um preconceito com os exames então precisamos acabar com isso e incentivar o rastreamento da doença. As chances de cura são de 90% com o tratamento e a detecção precoce”, explica.
Durante a solenidade os policiais participaram de uma ginástica laboral com o educador físico, Antônio Pedro da equipe multidisciplinar da secretaria de saúde; e de uma palestra sobre o câncer com o enfermeiro, Luiz Gomes.