O Centro de Apoio Integrado à Saúde da Mulher – Caism, todos os anos realiza o Projeto “Adote uma Maria”. Durante o ano inteiro e principalmente no mês de outubro, as pacientes diagnosticadas com câncer de mama passam pela equipe do Centro. As histórias e o acolhimento feito aproximam a equipe de cada mulher que recebe o diagnóstico. A iniciativa da coordenadora, Maria José Torres, se tornou um lindo projeto, onde cada secretaria da administração municipal “adota” uma paciente e proporciona a ela um dia diferente.
“Os servidores e secretários municipais se reúnem e por conta própria proporcionam uma experiência extraordinária na vida de cada uma delas, algo que possa surpreender e renovar as esperanças”, explica Maria José. Todo o custo das ações é arrecadado através de doações feitas por cada equipe.
Ana Valéria, 33 anos, foi escolhida para ser a “Maria” acolhida pela Secretaria Municipal de Saúde. Ela recebeu presentes da equipe, maquiagem e fotos realizadas no estúdio.
“Estou me sentindo tão bonita e diferente. Sempre gostei de me maquiar e gostaria de aprender a fazer assim todos os dias, meu marido me incentivou muito para vim”, conta ela que está em tratamento desde junho.
Na manhã desta sexta-feira (12), “As Marias” se reuniram para um café da manhã, a prefeita Dinair Veloso esteve presente e prestigiou o projeto.
“O objetivo desse encontro é conhecer de perto a história de cada uma delas , das famílias e para que elas saiam um pouco do ambiente do tratamento. Enquanto secretária de educação tive a oportunidade de participar do projeto e jamais eu esqueço da história daquela mulher, nós que aprendemos com as histórias de superação e fé. Tudo isso, nos dá mais força para continuar concentrando esforços na promoção das políticas públicas e no combate ao câncer e “, conta a prefeita.