O Novembro Azul é uma campanha mundial criada para a conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem e combate ao câncer de próstata. Em Timon, a solenidade de abertura da campanha foi nesta quinta-feira (11), no auditório do Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz.
“É muito importante que os homens procurem realizar o exame de PSA e a consulta com o médico urologista. O diagnóstico precoce dar uma chance de 90% de cura do paciente na maioria dos casos. Devemos acabar com o preconceito e realizar a prevenção”, afirma Marcus Vinicius Cabral, secretário de saúde do município.
Durante a abertura o médico urologista da Policlínica, Dr. Erisson Matos, falou da importância do diagnóstico precoce e esclareceu sobre os exames preventivos.
A Policlínica do município realiza todos os exames de rastreamento da doença: antígeno prostático específico (PSA) no sangue, o toque retal realizado na consulta com o médico urologista e a radiografia. Durante este mês, todas as ações na Rede de Atendimento de Saúde do município estarão voltadas para promover e incentivar a campanha.
“Queremos conscientizar o público de 40 anos ou mais a procurar as unidades de saúde. Estaremos dobrando o número de atendimentos para atender toda a demandada”, afirma Oglaide Noleto, diretora da Policlínica do município.
Câncer de próstata
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.