• Portal da Transparência

9 de novembro de 2021

Novembro Azul: Prefeitura realiza ações durante o mês de combate ao câncer de próstata

 

 

A Prefeitura Municipal de Timon organiza, todos os anos, uma programação para promover a Campanha Nacional do Novembro Azul. A Secretaria Municipal de Saúde – Sems desenvolve diversas ações para mostrar os serviços da Rede de Atendimento de Saúde e alertar os homens para a importância da realização dos exames para detecção do câncer de próstata. Em reunião hoje pela manhã, o secretário de saúde, Marcus Vinícius e a diretora da Policlínica do município, Oglaide Noleto se reuniram com coordenadores e representantes dos órgãos envolvidos na campanha.

 

Na próxima quinta-feira (11), será o lançamento oficial da campanha, às 15h, no auditório do Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz. Durante todo o mês serão promovidas blitzen educativas, ações de saúde e palestras nas empresas privadas e promoção de atividades nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs. Para isso a Sems conta com a parceria de outros órgãos da administração pública para desenvolvimento das atividades. Durante a reunião estiveram presentes: o Departamento Municipal de Trânsito – Dmtrans, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Semdes, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Superintendência Municipal de Limpeza e Urbanização – SLU.

 

“É muito importante que os homens procurem realizar o PSA e a consulta com o médico. O diagnóstico precoce dá uma taxa de sobrevida de 5 anos ou mais para quem detecta o câncer. O melhor mesmo é fazer os exames anualmente e cuidar da saúde”, explica Marcus Vinicius Cabral, secretário de saúde. A Policlínica do município realiza os exames de rastreamento da doença: antígeno prostático específico (PSA) no sangue e o toque retal realizado na consulta com o médico urologista.

Câncer de próstata
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura