• Portal da Transparência

8 de novembro de 2021

Em Timon, Residência Inclusiva completa 7 anos de atuação na assistência a pessoas com deficiência

A Residência Inclusiva de Timon, um dos serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES, completou no último mês de outubro, 7 anos de atuação na assistência social abrigando e acolhendo jovens e adultos com deficiência (18 a 59 anos). Para marcar a data, foi realizado um ato ecumênico com a participação de profissionais da SEMDES, Saúde e acolhidos.

Durante esses anos de atuação, a Residência Inclusiva, já acolheu 42 pessoas com deficiência que tiveram seus vínculos familiares rompidos, muitos tiveram a oportunidade de retornar aos seus lares de origem.


Por meio do trabalho das equipes, são feitas buscas ativas das famílias, alguns retornaram para suas cidades como: Brasília, Recife, Fortaleza, Altos, Teresina, outros foram encaminhados para a Casa do Idoso, outro serviço da SEMDES, em Timon.


O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), é a porta de entrada para a Residência Inclusiva, pois é no CREAS que chegam os casos de pessoas com deficiência que sofrem abuso ou qualquer tipo de violência ou abandono. O CREAS faz o parecer de cada caso, encaminha para o Ministério Público e após esse processo, eles são acolhidos pela Residência Inclusiva.


Atualmente 10 pessoas estão institucionalizadas, número que é a capacidade máxima para o abrigo, como detalha a coordenadora da Residência Inclusiva, Kledilza Mesquita. “Contamos com uma equipe multiprofissional na área da saúde com especialistas com apoio da Policlínica, UBS do bairro Marimar e a SEMDES dá todo o suporte. Temos ainda, cuidadores, assistentes sociais, psicólogos, técnico de enfermagem, auxiliar administrativo, serviços gerais, vigias, cozinheiros”.


Recentemente o local recebeu uma nova pintura, reforma, readequação da parte elétrica e hidráulica, reposição de pisos e cerâmicas, limpeza e poda das árvores, para a Residência continuar sendo um local de bem-estar.


A Residência Inclusiva é uma unidade que oferta serviço de acolhimento institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS, para pessoas com deficiência em situação de dependência, que não possuem condições de se sustentar e que tenham seus vínculos familiares rompidos.

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura