Um campanha de mobilização contra o trabalho infantil em cemitérios, neste último dia de finados (2 de novembro), foi realizada pela Prefeitura de Timon, por meio Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social -SEMDES . O objetivo da SEMDES é continuar o trabalho durante o ano, no intuito de sensibilizar a sociedade para ajudar a coibir essa prática, que é proibida por lei. Em Timon , a campanha foi intensificada na véspera e durante o dia de finados , uma vez que durante estas datas, é comum a presença de crianças e adolescentes em cemitérios realizando vendas e serviços de limpeza em túmulos.
Faixas foram afixadas nos cemitérios da cidade (São Miguel, João Germano, Santa Maria, São José, Boa Vista, Jardim Diolinda e Jardim das Flores) e ainda divulgação nas redes sociais da prefeitura, carro de som e rádios . Administradores e coveiros foram mobilizados para ajudar a identificar casos.
O trabalho de crianças e adolescentes é proibido para menores de 18 anos. Situações como: crianças e adolescentes trabalhando em pintura de túmulos, capinagem, vendendo flores e velas ou vigiando carros nos cemitérios, são algumas situações consideradas trabalho infantil.
As ações da campanha são realizadas pela SEMDES, por meio Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e Ações Estratégicas do PETI, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA e Conselho Tutelar I e II, em parceria com a Superintendência de Limpeza Pública e Urbanização de Timon – SLU, Ministério Público, Pax União, Memorial São José e Cemitério Jardim Diolinda.
Márcio Sá, secretário da SEMDES, ressalta que campanha continua durante o ano e para isso, contamos com vários parceiros, que não têm medido esforços para ajudar a SEMDES nesta tarefa de combater o trabalho infantil no nosso município. Consideramos positivas as ações nos cemitérios e convocamos a população a participar denunciando qualquer situação que viole os direitos das crianças e adolescentes.
Em caso de denúncia contra o trabalho infantil, a população pode ligar para os seguintes telefones:
Disque 100
Conselho Tutelar I (86) 98862.0415.
Conselho Tutelar II (86) 98863 2448.