A campanha Outubro Rosa mais uma vez se encerra com o objetivo principal alcançado. Realizar consultas e exames da mama e citologias para o maior número de mulheres timonenses. Só no mês de outubro, foram 2.833 atendimentos. “Hoje se encerra mais uma campanha e durante todo o mês estivemos nas unidades de saúde, na iniciativa privada, nas igrejas, no Batalhão da Polícia Militar, nos órgãos da administração municipal, no Fórum, enfim, foi uma grande divulgação do outubro rosa por toda cidade. O mais importante é que alcançou muito mais que o esperado. Os números mostram que a campanha funciona, no primeiro quadrimestre do ano, foram mais de 500 mamografias em quatro meses, só no mês de outubro, a campanha levou mais de 620 mulheres para realizarem o exame no Caism. Só confirma que os atendimentos triplicam”, afirma Marcus Vinicius Cabral, secretário de saúde do município.
Até o dia 3 de dezembro o Centro de Assistência Integrada à Saúde da Mulher – Caism tem 800 mamografias agendadas. “As equipes foram incansáveis, por conta da pandemia muitas mulheres deixaram de procurar atendimento e precisaríamos recuperar esse tempo perdido. E o resultado foi um sucesso, porque com todos os atendimentos temos uma detecção mais rápido da doença e um diagnóstico precoce”, explica Maria José Torres, coordenadora do Caism.
A solenidade de encerramento foi na manhã desta sexta-feira (29), no auditório do Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz, com uma palestra do médico mastologista do Centro, Dr. Breno Pontes, que culminou com uma ação para os servidores da secretaria municipal de Educação.
“Nós como educadores e próximos das famílias nas escolas temos que falar de saúde. Foi muito importante fechar a campanha falando da importância da prevenção para nossa equipe”, conclui Samuel Rodrigues, secretário de Educação de Timon.